logo aip final
CINE EXPO 2015

William Sossai na IBC

IBC 2015

Texto e fotos: William Sossai

A MULHER VIRTUOSA

Pense numa criança feliz!

Sabe aquela sensação de quando éramos miúdos e íamos a um parque de diversões com roda gigante, montanha russa e comboio fantasma? Era tanta euforia que nem sabíamos por onde começar ou qual brinquedo repetir.

Pois bem, foi exatamente isso que senti dentro da International Broadcasting Convention, em Amsterdão.

A IBC é o maior evento da Europa destinado ao mercado de televisão e cinema digital. Para dar uma ideia dessa escala, em 2015 a IBC teve mais de 55 mil participantes de 170 países e cerca de 1600 dos principais fornecedores de tecnologia do mundo.

Agora, imagine o que é participar de um evento dessa magnitude onde é possível ter contacto com o que existe de mais avançado em termos de equipamentos para cinema? É absolutamente formidável entrar na IBC e logo de cara se deparar com o stand da ARRI, repleto de equipamentos inteiramente disponíveis para manusear e técnicos muito bem preparados para esclarecer qualquer tipo de dúvida. Sem contar com a emoção de poder observar o interior de uma objetiva Zeiss em corte longitudinal com todas as engrenagens e elementos ópticos à vista.

 

Screen Shot 2015-12-02 at 17.21.33

Em 2015 os drones chamaram muita atenção de quem esteve à procura de novidades na IBC. Na parte exterior do evento foi montado uma grande Drone Zone, com uns 20 metros de altura, onde era possível avaliar o desempenho de cada modelo apresentado pelos diferentes fabricantes.

Os gimbals também estão em alta, haviam diferentes modelos disponíveis para testes. Porém, o curioso foi conhecer os novos suportes para os próprios gimbals, que são verdadeiros exoesqueletos planejados para suportar o peso do estabilizador com a câmera. Daí uma questão: como é que um equipamento desenvolvido para ser mais prático do que o steadycam acaba se convertendo num verdadeiro Robocop? 

Screen Shot 2015-12-02 at 17.21.16

 

Provavelmente, quem for à IBC no próximo ano perceberá que tudo que estou contando agora com entusiasmo será coisa do passado. As grandes marcas já estão com novos lançamentos preparados e o mercado está ávido por mais novidades.

Tudo isto é muito sedutor mas, francamente, pode tirar o foco da questão que realmente faz sentido para quem vive da arte e para a arte. Como diria o rei Salomão “Enganosa é a graça e passageira a formosura, mas a mulher virtuosa será louvada”.

Mas que mulher é essa? Para mim, “A Leiteira” de Johannes Vermeer

Screen Shot 2015-12-02 at 17.21.52

O extraordinário de visitar a terra de Anne Frank durante a IBC é poder viver o melhor de dois mundos, o da tecnologia e o da arte. Isso porque bem próximo ao centro de convenções, está o Rijksmuseum com quadros intemporais de pintores como Vermeer e Rembrandt. E ao contrário das câmeras de vídeo, que se tornam obsoletas a cada ano, as obras de arte do passado continuam a ser uma inspiração para o futuro da fotografia. 

 

Cinema Digital

Cinema Digital

 

A Filmesdamente, production studio está a promover uma série de workshops nas áreas de Cinema, designadamente:Cinema com DSLR, Realização e Direcção de Fotografia. Os workshops têm a duração de dois dias onde os formandos irão ter uma formação intensiva essencialmente prática. Os preços variam entre os 100 e os 160 euros com desconto de 10% na inscrição num segundo workshop.

Mais informações podem ser consultadas em www.cineworkshops.com ou pelo telefone 224 959 686.

Premios Fenix

Eduardo Serra

A Academia Portuguesa de Cinema nomeou como candidato português ao Prémio Fenix, Prémio de Carreira Ibero Americano, instituído pela Academia Mexicana de Cinema, o director de fotografia Eduardo Serra, distinguido já este ano com o Prémio Sophia de Carreira 2014.

Link para mais informação

Workshop Câmaras Sony

SONY1

A AIP em colaboração com a SONY realizou um WORKSHOP de apresentação das câmaras de cinema digital F55 e F5. Durante todo o dia foram discutidas e

Continue Reading

Henrique Serra aip no Fantasporto

Fantasporto 2015

O nosso Associado Henrique Serra aip fotografou o filme "Renaissance" de Nuno Noivo e Fanfas galardoado com o prémio de Melhor Filme Português do aclamado festival, Fantasporto 2015.

Rui Poças ganha Prémio Sophia 2014 para melhor Fotografia

rui-pocas-9-foto-david-kumermann

O nosso associado Rui Poças venceu a segunda edição dos Prémios Sophia, organizada pela Academia Portuguesa de Cinema  no Centro Cultural de Belém (CCB),. " A Última Vez que Vi Macau" de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata venceu para além da Melhor Fotografia, o prémio máximo da cerimónia, o Sophia de Melhor Filme, e ainda o de Melhor Argumento Original

Weird Al

O Novo music video de Weird Al" Yankovic's TACKY (Parody of Pharrell's "Happy") fotografado pelo nosso associado Martim Vian

WEIRD AL - Tacky 

COM_CONTENT_MORE_ARTICLES