A Fujifilm lança uma objetiva de zoom PL-Mount para broadcast “FUJINON Duvo24-300mm”

25 março 2024

TÓQUIO, 7 de março de 2024 

A FUJIFILM Corporation (Presidente e CEO, Diretor Representante: Teiichi Goto) tem o prazer de anunciar que a objetiva de zoom de broadcast portátil “FUJINON Duvo24-300mm” estará disponível no final de março como o segundo modelo de objetiva da série Duvo, que produz a altamente desejável expressão cinematográfica com um bonito efeito bokeh e a facilidade de funcionamento das objetivas para broadcast.

A Duvo24-300 é uma objetiva de duplo formato, que suporta dois tipos de sensores de imagem de grande dimensão*1. Com um zoom de 12,5x cobrindo o alcance 24-300mm, habitualmente usado em filmagens, apresenta-se compacta e leve, com 270,5 mm de comprimento e 2,95 kg e oferece uma elevada mobilidade.

Para além da objetiva de zoom para broadcast do tipo caixa “FUJINON Duvo25-1000mm”, lançada em março de 2023, adicionámos a objetiva portátil "FUJINON Duvo24-300mm" à gama Duvo. Esta objetiva portátil versátil pode ser utilizada com um tripé, montada no ombro, com uma Steadicam*2 ou para filmagens em ângulo elevado utilizando uma grua. A profundidade de campo reduzida permite a expressão cinematográfica com um bonito efeito bokeh, tornando-a ideal para dar o aspeto cinematográfico desejado na cobertura em direto de eventos desportivos, concertos musicais, reality shows e outros broadcasts ao vivo.

Atualmente, na indústria de broadcast, as câmaras equipadas com um sensor de grandes dimensões são cada vez mais utilizadas, face à necessidade crescente de expressões cinematográficas imersivas que envolvem a utilização de profundidade de campo reduzida, bokeh cinematográfico e elevada gama dinâmica. Presentemente, utilizam-se objetivas de câmaras para cinema para essas aplicações, no entanto, as objetivas das câmaras para cinema são otimizadas para filmar filmes e anúncios comerciais, por isso, com um rácio de ampliação de zoom inferior ao das objetivas para broadcast. Necessitam, também, de um especialista em operações de focagem, o que não é comum na indústria de broadcast. 
Respondendo a estas exigências, a Fujifilm expandiu a sua gama de produtos com a introdução da “Série Duvo”, que produz uma expressão cinematográfica com um bonito efeito bokeh e a facilidade de funcionamento das objetivas para broadcast.

A recém-lançada “FUJINON Duvo24-300mm” será apresentada no NAB Show 2024, uma das maiores feiras internacionais de equipamento de broadcast mundiais, que terá lugar em Las Vegas, EUA, de 14 a 17 de abril de 2024 (Stand C5325). Além disso, será apresentada a terceira Duvo, a “Duvo Wide”, uma objetiva portátil de zoom grande angular que cobre uma distância focal de 14-100 mm.

A Fujifilm alavanca a sua tecnologia ótica avançada, cultivada ao longo de muitos anos, para desenvolver e oferecer objetivas para broadcast de elevado desempenho, objetivas para câmaras de cinema e acessórios, respondendo às diferentes necessidades dos profissionais de vídeo da linha da frente.

*1 Sensor Super 35mm e sensor full-frame, com o expansor de 1,5x incorporado.
*2 Equipamento para filmar vídeos estáveis, reduzindo movimentos indesejados que possam ocorrer quando em filmagens à mão.

Características principais
    (1)    Com um zoom de 12,5x cobrindo o alcance 24-300mm e um design compacto e leve
    ·    Oferece um zoom de 12,5x cobrindo o alcance 24-300mm, habitualmente usado em filmagens. Apresenta-se compacta e leve, com 270,5 mm de comprimento e 2,95 kg e oferece uma elevada mobilidade.
    ·    A utilização do expansor*3 incorporado altera a distância focal em 1,5 vezes para 36mm-450mm, permitindo ao utilizador captar um tema distante no tamanho pretendido.


*3 O expansor pode expandir o círculo da imagem e alargar a distância focal para o lado da teleobjetiva nos sensores Super 35mm da câmara.

    (2)    Suporte a câmaras com um sensor Super 35mm e sensores equivalentes a full-frame
    ·    A objetiva funciona normalmente com o sensor Super 35mm e suporta um sensor equivalente a full-frame*4, ativando o expansor incorporado para expandir um círculo de imagem em 1,5 vezes.
    ·    Quando montada numa câmara equipada com um sensor equivalente a full-frame, a objetiva oferece o seu máximo desempenho ótico, mantendo o ângulo de visão do sensor Super 35mm.


*4 Capaz de abranger um círculo de imagem de 28,5mm em toda a amplitude do zoom, quando combinada com uma câmara equipada com um sensor Super 35mm e com o expansor de 1,5x incorporado cobrindo um círculo de imagem de 41,3mm em toda a amplitude do zoom quando combinada com uma câmara equipada com um sensor equivalente a full-frame.

    (3)    Expressões visuais cinematográficas com um bonito bokeh
    ·    Com a utilização de elementos esféricos de grande diâmetro e objetivas Super-ED polidas com avançada precisão, são controladas minuciosamente várias formas de aberração para obter um desempenho ótico soberbo. O efeito fantasma, o reflexo da objetiva e o sangramento da cor são também eliminados para oferecer filmagens naturais controláveis.
    ·    A objetiva tem uma abertura máxima de T2.9 na extremidade grande angular de 24mm e mantém até 207mm, apesar de ser uma objetiva de grande ampliação que suporta um sensor de grandes dimensões. Isto permite-lhe filmar em condições de pouca luz, como concertos em interior e eventos desportivos noturnos.
    ·    As áreas desfocadas desfocam-se naturalmente, do plano focal para o fundo. Deste modo produzem uma altamente desejável expressão cinematográfica com bonitas texturas e efeito bokeh. Permitindo deste modo que o operador atraia naturalmente a atenção do observador para o tema em destaque.

    (4)    Operações com vários acessórios
    ·    Equipada com a mesma unidade de drive da objetiva zoom para broadcast de tipo portátil, pode ser utilizada da mesma forma que as objetivas de broadcast, que compreendem a exigência de zoom e a exigência de focagem.
    ·    Suporta, também, operações com várias câmaras, filmando com várias câmaras em simultâneo para conseguir uma produção eficiente.
    ·    A objetiva pode ser ligada a um controlador de objetivas sem fios, utilizado na linha da frente de produção de filmes e anúncios televisivos comerciais para controlar remotamente a focagem, a abertura e o zoom. Suporta, também, a focagem por um operador de focagem dedicado, que é um estilo de focagem comum na indústria cinematográfica. 
    ·    O anel de focagem tem um passo de engrenagem*5 de 0.8M, o que permite a utilização de todos os acessórios standard de terceiros para produção de filme, por exemplo, Follow Focus ou motor externo.
    ·    O diâmetro frontal é de 114 mm, para que uma caixa mate*6 possa ser facilmente utilizada em produções cinematográficas e comerciais. Em alternativa, pode ser utilizado o para-sol de borracha para objetivas do tipo broadcast incluído com rosca de filtro de 127 mm.


*5 Distância entre dentes da engrenagem
*6 Para-sol com elevada flexibilidade na fixação de filtros e proteção contra a luz com palas ajustável.

    (5)    Funções que oferecem comodidade à fotografia e edição
    ·    Inclui “Breathing Compensation Technology (BCT)” que corrige automaticamente a respiração da focagem (flutuações no ângulo de visão) para produzir filmagens naturais que mantém o tema a ser filmado no campo de visão estabelecido durante as mudanças de focagem.
    ·    Inclui “Remote Back Focus (RBF)” que pode ser controlado por Flange Focal Distance*7 do painel de controlo das câmaras ou sistemas robóticos que suportem a função RBF. Permite um ajuste preciso com um monitor grande em estúdio ou carrinhas OB em substituição do visor da câmara.
    ·    Compatível com o sistema “ZEISS eXtended Data” desenvolvido pela ZEISS com base no padrão aberto /i® Technology*8. Permite a gravação de metadados da objetiva (focagem, zoom, e posição da íris) e correções de distorção e sombreamento da objetiva.


*7 Distância da flange da objetiva ao sensor de imagem de uma câmara
*8 /i é uma marca registada da Cooke Optics Limited utilizada sob permissão


Latest Articles

Titulares aip nomeados para prémio Sophia de Melhor Direção de Fotografia

Parabéns aos nossos membros titulares pela sua nomeação para o prémio Sophia de melhor Direção de...

Bruno Grilo membro aip em "Erro 404"

Título:ERRO 404 - RTP1 Segundas Feiras às 21h e RTP Play. Realização: Patrícia SequeiraProdução:...

António Pedro Vasconcelos 1939-2024

António Pedro Vasconcelos 1939-2024 A sua morte foi muito anunciada nos órgãos de comunicação so...

Assine a nossa Newsletter.

Associação de Imagem cinema-televisão Portuguesa

Fundada em 2 de junho de 1998
Pela Arte e Técnica Cinematográfica

Contactos


Copyright © Powered by Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..