História da aip

Dia 2 de junho de 1998, data da escritura, marca a data oficial da fundação da Associação de Imagem.
Nos meses antecedentes, por iniciativa de um grupo de assistentes de imagem deram-se os primeiros passos para a formação de uma associação com o objetivo de congregar os profissionais de imagem de cinema e publicidade num organismo representativo.
Com alguma dificuldade foi encontrado um nome, que não coincidisse com outras siglas já registadas e assim nasceu Associação de Imagem Cinema-Televisão Portuguesa – AICTP.


Alguns, poucos, diretores de fotografia em atividade na altura juntaram-se e assim formou-se a Associação de Imagem à qual se deu o nome de AIP. Todas as congéneres no mundo identificam os seus membros num acrónimo composto por três letras. Mais tarde para não se confundir com as iniciais da associação empresarial, determinou-se em usar siglas minúsculas para os membros titulares – aip. Caso único no mundo. Não obstante há membros que usam as letras maiúsculas e com pontos entre as letras. A designação correta, é simplesmente aip a seguir ao nome. Letras minúsculas e sem pontos entre as letras.
A utilização do acrónimo aip na assinatura das obras e documentação advém do reconhecimento profissional e artístico por parte dos colegas e um sinal para o exterior de garantia de qualidade. 
Hoje a associação conta com um grande de membros titulares aip.


A 29 de Novembro de 1999 a aip foi aceite na federação dos diretores de fotografia IMAGO. Leonardo Simões e Tony Costa apresentaram a candidatura depois de muitas consultas com ex-presidente Harvey Harrison BSC. Durante essa Assembleia Geral, Tote Trenas AEC foi substituído na presidência da IMAGO por Gustav Mandal FSF.
A aip sempre esteve bem representada na IMAGO. Tony Costa foi membro do conselho vários anos e Inês Carvalho, antiga presidente foi leader da Master Class Committee da IMAGO durante vários anos.
Ao se tornar parte da IMAGO teve grande influência sobre a associação. Primeiramente a associação estava muito focada com as condições laborais dos seus associados, maioritariamente assistentes de imagem e com a integração na IMAGO deu-se conta que havia outros assuntos com grau de importância relevantes como os direitos de autor para os diretores de fotografia.

Infelizmente em 2020 a Associação de Imagem saiu da IMAGO por princípio e em profunda discordância com a forma como a assembleia geriu as eleições, como por outros fatores. 


A Associação desde a sua existência tem organizado workshops, seminários, encontros, ciclos com regularidade em parceria com os nossos patrocinadores  
Em 2018 instituímos os prémios aipcinema, premiamos o que de melhor de faz na direção de fotografia. Premiamos várias categorias e também homenageamos individualidades que se destacam na promoção do cinema. 
Agradecemos a contribuição dos nossos patrocinadores que sempre nos apoiaram mesmo em tempos difíceis e que sem os quais a AIP não poderia ter chegado tão longe.

Assine a nossa Newsletter.

Associação de Imagem cinema-televisão Portuguesa

Fundada em 2 de junho de 1998
Pela Arte e Técnica Cinematográfica

Contactos


Copyright © Powered by Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..