O filme de Hugo de Azevedo aip vai estrear esta semana no INDIE, chama-se “Sobreviventes”, é realizado pelo José Barahona e é uma co-produção entre Brasil e Portugal, com as produtoras Refinaria Filmes do Brasil e David & Golias em Portugal.
Os actores são o Miguel Damião, o Allex Miranda, a Anabela Moreira, o Roberto Bomtempo, o Paulo Azevedo e a Kim Ostrowskij.
A sinopse é:
Meados do século XIX. Um grupo de sobreviventes do naufrágio de um navio negreiro, brancos e negros, dão à costa numa ilha deserta, perdida algures no Oceano Atlântico. A luta pela sobrevivência e pelo poder vai inverter os valores morais e sociais da época. Os Sobreviventesconta a história de como senhores e escravizados podem ou não conviver numa situação extrema.
O guião foi escrito pelo José Barahona e pelo José Eduardo Agualusa e a banda sonora conta com a participação do Milton Nascimento.
Foi filmado com uma Alexa Mini e Ultra Prime, mas usando todas as técnicas de fotografia de stills a preto e branco, com o uso de filtros coloridos (amarelos, laranjas, vermelhos e verdes), não só na câmara como na iluminação, principalmente nas nocturnas.
A correcção de cor foi da Andreia Bertini e o gaffer o José Manuel Rodrigues.
Foi filmado no sul de Portugal , em praias onde tinhamos de chegar em rapel com todo o material diariamente, completarmos o dia, e trazer todo o material de novo para cima ao fim do dia. A maneira que encontrámos para resolver este problema foi de fazer jornadas continuas, para reduzir ao minimo as subidas e descidas à praia.