"Longitude com Latitude" Exposição com Fotografias de Luis Branquinho aip
24 setembro 2024
A fotografia sempre foi a minha morada, quer em movimento a 24 ou 25 fotogramas por segundo, quer na forma de uma imagem única.
A ciência fotográfica e consequentemente a fixação de um momento que, só de si, nunca mais irá acontecer, tem sido a minha atração, admiração, inspiração e gratidão.
Ao longo dos anos e em mais de 50 países diferentes, fiz-me de turista nalguns e noutros assinei a Fotografia Cinematográfica para produções de várias dimensões – de filmes publicitários a longas e curtas-metragens para cinema, passando por séries de ficção para televisão. Cada projeto foi uma nova viagem, quer em sentido literal quer emocional e criativa.
As fotografias que aqui apresento são diferente do meu trabalho em cinema. Elas não são produzidas ou encenadas mas sim momentos que capturaram a minha atenção e que eu consegui materializar para sempre com a ajuda desta tecnologia. Selecionei 29 fotografias que, à primeira vista, não têm nada em comum, exceto o fato de terem sido captadas por mim e em lugares muito distantes uma das outras, refletindo uma parte da minha vida, a do viajante.
Na procura de alguma coerência entre elas, encontrei na Longitude que as separa e na procura pessoal de uma maior Latitude o mote para esta minha primeira exposição.