A aipcinema atribui o Prémio Fernando Costa 2025 a João Carlos Aguiar

18 março 2025

PRÉMIO FERNANDO COSTA – ELETRICISTA MUSGA

É sempre com grande orgulho que a Associação de Imagem anuncia todos os anos aquele que é agraciado com o prémio Fernando Costa.  Este prémio que é atribuído com a Cinemate é um dos momentos altos de cada ano. É sempre salutar recordar uma personalidade como o fundador da Cinemate que teve forte influência na indústria e na formação de dezenas de técnicos. É com o seu nome que premiamos uma personalidade do setor que não se destaca em outros prémios artísticos. A personalidade escolhida este ano foi o Musga, verdadeiro nome João Carlos Aguiar. O seu cognome Musga foi-lhe colado logo no início da sua carreira quando foi trabalhar com o Luís Gaspar que lhe começou a chamar Musga por ele ser da Musgueira…. O nome colou-se-lhe e assim ficou.
Nascido em 15 de julho de 1965 começou como eletricista em 1987. Foi o Helder Mendes, agora um pouco afastado das lides, que o puxou para a profissão. Desde que começou ficou com o bichinho dos filmes. Aprendeu muito com outros colegas em particular na Cinemate, mas também fora com o Mário Castanheira trabalharam ambos em diversos filmes e também com António Antunes.
O que mais lhe dá prazer é servir o DF, dar o seu melhor para ajudar o trabalho do DF. Contribuir para uma melhor fotografia. O melhor possível. Prefere trabalhar em longas-metragens do que em publicidade, apesar deste último ser mais lucrativo e mais frequente, prefere na mesma as longas. É mais desafiante para trabalhar os raccords de luz, há mais proximidade com o DF e o resultado final oferece maior satisfação.
Lembra-se no tempo da película que havia muito mais cuidado com as coisas. Havia ensaios, fazia-se preparação, agora é gravar e gravar sem ensaios, agora estamos sempre atrasados, «…acho que no momento que estamos a ser contratados para o trabalho já estamos atrasados». diz
A Associação agradece a sua dedicação e empenho e prestigiar a profissão no nosso meio.
Muitos parabéns Musga.

60804763 10218689563060224 3374628737306853376 n74216744 10219864662424170 3335722170465648640 n464619588 10233003582221757 4931771410012394482 nM8


Latest Articles

Prémios AIP já estão no IMDb: todo o histórico disponível online

A AIP – Associação Portuguesa de Imagem tem o orgulho de anunciar que todo o histórico dos Prémio...

Diretores de Fotografia celebram a excelência da imagem na Cerimónia dos Prémios AIP Cinema 2025

Press Release
Lisboa, 26 de março de 2025 A AIP – Associação de Imagem Portuguesa voltou a reuni...

A aipcinema atribui o Prémio AIP 2025 a José Bogalheiro

A Associação de Imagem decidiu este ano entregar o seu prémio especial ao professor José Bogalhei...

Assine a nossa Newsletter.

Associação de Imagem cinema-televisão Portuguesa

Fundada em 2 de junho de 1998
Pela Arte e Técnica Cinematográfica

Contactos


Copyright © Powered by Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..